Que o Brasil é repleto em desigualdades todo mundo sabe, sejam desigualdades financeiras, sociais e também educacionais. Por ser um país com uma extensão muito grande e por ter muitos problemas de gestão política essas desigualdades em muitos casos se sobressaem e acabam prejudicando uma boa parte da população que são excluídas e não possuem algumas oportunidades muitas vezes apenas por morarem em certas regiões do Brasil.

A região Sudeste é certamente a que possui maiores oportunidades em tecnologia e educação do país. Devido a isso os índices da educação infantil e fundamental da região é um dos maiores em todo o território brasileiro.

As escolas dessa região do país são sempre bastante concorridas, tanto as escolas estaduais, municipais, de referência e técnicas. Todos os anos o período antes do início do ano letivo era marcado por longas filas onde os pais e responsáveis dos alunos se dirigiam até as escolas que desejavam matricular seus filhos e enfrentavam sol e chuva para conseguirem assim uma vaga que certamente iria proporcionar aos alunos grandes oportunidades e muito aprendizado já que as escolas contam com maiores assistências.

O Rio de Janeiro e São Paulo apresentam melhores índices segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino básico do país e sintetiza dois importantes conceitos avaliativos, a aprovação escolar e o aprendizado em algumas matérias especificas.

Quando se compara a situação escolar da região Sudeste para a região Norte ou Nordeste é possível enxergar grandes diferenças, mesmo alguns estados buscando cada vez mais investir em tecnologia e educação para melhorar o aprendizado de seus alunos. Mesmo com os investimentos e os estados e cidades correndo atrás para diminuir essa desigualdade presente ainda é possível notar a grande diferença entre os estados do Brasil.

Essa desigualdade na educação é bastante refletida em oportunidades onde a anos atrás muitas pessoas se mudavam dos estados do Nordeste para o Sul e Sudeste em busca de empregos para melhorar sua condição de vida e ajudar a família, se profissionalizando em instituições renomadas e assim ingressar no mercado de trabalho.

Algumas dessas instituições continuam ainda sendo o foco de muitas pessoas que querem investir em sua educação para conseguirem melhores oportunidades. As inscrições abrem todos os anos e a cada novo período letivo as vagas rapidamente se esgotam devido a procura muito grande. Para o próximo ano muitas pessoas já colocaram a inscrição como meta e já aguardam ansiosamente as inscrições para o SENAI SP 2022 e SENAI RJ 2022.